quinta-feira, 4 de outubro de 2012

XXII ACANAC


17.100 Escuteiros de todo o país e de outros dez países estiveram entre os dias 04 a 10 de Agosto no XXII Acampamento Nacional – ACANAC – no Campo Nacional de Atividades Escutistas (CNAE) em Idanha-a-Nova, Castelo Branco. Esta foi a maior atividade escutista de sempre realizada em Portugal, sob o mote “ESCUTEIRAR - EDUCAR PARA A VIDA" as quatro secções propuseram-se a conhecer +, descobrir +, construir + e viver +.
Entre os 2800 lobitos, 5800 exploradores, 5600 pioneiros, 2100 caminheiros e cerca de 700 adultos, Polvoreira esteve presente com 18 Exploradores, 7 Pioneiros e 2 Dirigentes.
O imaginário dos Exploradores onde se pretendia a “Busca da Terra prometida”, foi vivido intensamente sob o tema de “Descobrir +”. Divididos conforme as doze tribos de Israel e sobre as artes que cada povo tinha, a nossa expedição pertencia aos Mercadores de Manassés. 


Vários foram os desafios e aventuras vividos ao longo dos seis dias: O Mercado Hebraico, onde trajados a rigor fizeram um mercado de trocas de vários objetos; A Conquista de Canaã onde partimos à conquista de Castelo Branco; A Passagem do Mar Vermelho através da realização de vários jogos aquáticos na barragem, entre muitas outras atividades que para sempre irão marcar quem por lá passou.

Esta foi sem dúvida uma atividade que será lembrada para sempre por quem lá passou, pois permitiu viver experiências nunca antes vividas e sobretudo ensinou-nos o enorme significado de que “ Escuteirar é educar para a Vida”

Nenhum comentário:

Postar um comentário